Tutorial Básico PHP (Aprenda PHP)

Tutorial Básico PHP (Aprenda PHP)

Eu resolvi fazer uma coletanea de tutoriais voltados para ensinar PHP, e irei comecar a ensinar do mais basico possivel até aonde eu souber. Para isso eu criei a categoria chamada Aprenda PHP, todos os posts que tiverem nela teram um sequencia, em cada post irei colocar quais posts, devem ter sido lidos anteriormente e quais devem ser a proxima leitura(quando houver).

Mas Primeiro…

Na minha faculdade eu tive varias linguagens de programação, e tirando 1(delphi, e porque o professor era otimo), todas simplesmente ensinavam a fazer programas sem nenhuma utilidade pratica, eles não me servem pra nada, como calculadora, sistema de biblioteca, video-locadora, esses programas para terem alguma utilidade teriam que ser extremamente bem feitos, para poderem ser vendidos, e isso é bem dificil.

Mas com o PHP foi diferente, eu aprendi ele sozinho, só atravez de tutoriais, (nem apostila usei), mas eu usei uma tecnica interessante, eu primeiro tive um objetivo, o meu objetivo era criar um CMS, um sistema de gerenciamento de conteudo, um blog(o WordPress), tanto que irei usa-lo aqui no clubepc. Com um objetivo e sabendo como ele funciona, e o que eu queria que ele tivesse, então corri atraz do conhecimento em php para fazer isso.

Então a dica é ter um objetivo ou seja aprender criando algo util, e que você possa usar, como um sistema de blog, ou um sistema de fórum, enfim qualquer coisa que lhe tenha alguma utilidade.

Usando essa tecnica eu consegui realmente aprender PHP. =D

E por isso irei ensinar PHP com algo pratico, irei ensinar a fazer um blog(que com pequenas mudanças pode ser um fórum), mas é logico que para aprender a fazer um blog antes é preciso saber muitas coisas, que seram uteis para qualquer coisa que você queira fazer, ou seja o objetivo final será um blog, mas será poucos posts voltados unicamente para o blog no geral seram ensinamentos genericos do PHP.

E é logico que para aprender uma linguagem de programação o passo fundamental é exercitar o que aprendeu, testanto, modificando, etc.

Introdução ao PHP

O PHP(um acrônimo recursivo para “PHP: Hypertext Preprocessor”) é uma linguagem de programação dinâmica para produção de websites. Para quem não conhece linguagens de programação, PHP pode ser um pouco difícil no começo, como toda linguagem. O PHP é uma linguagem orientada a objeto, com a sintaxe parecida com a do C, só que muito mais simples e prática.

Entende-se por uma página dinâmica, toda a página que é gerada quando existe um pedido no servidor. Ou seja, a página que chega ao utilizador não existe “escrita” no servidor. Existem sim os conteúdos, que serão depois colocados nos respectivos locais, na página, consoante os pedidos. O melhor exemplo de um site dinâmico, é um motor de pesquisa. É impossível (e impensável) armazenar todas as combinações de páginas que surgem, quando fazemos diversas pesquisas. Isto quer dizer, que as paginas não existem, elas são “geradas” com informações que estão em bases de dados.

Tudo o que sai do código PHP (output), usa HTML. Logo é fundamental ter conhecimentos de HTML.

Preparar apontar e…

Para poder executar os scripts feitos em php é preciso ter um servidor PHP, qualquer servidor de hospedagem tem esse recurso, mas o ideia é ter um servidor no seu pc para tornar mais rapido e facil os testes, por isso veja aqui como instalar o php no Windows.

Entendendo o Codigo

Para criar e editar scripts em PHP podemos utilizar qualquer editor Html, ou até mesmo o bloco de notas. O ideal é usar editores que diferenciem o código utilizando cores, como o notepad++ ou pode usar o PHP editor

Sempre devemos salvar os scripts com extensão “.php”.

Um script php pode conter ou não tags Html, essas tags não são processadas pelo servidor, são simplesmente passadas ao solicitante. Normalmente utiliza-se Html para fazer o layout.

Para o servidor saber que o conteudo é em php e processa-lo usamos os segintes sinalizadores:

<?

Código php…

?>

ou

<?php

Código php…

?>

Sintaxe Básica

Exemplo de codigo em php que irá mostrar na tela o texto “Exibindo esse texto na tela”

[code=”php”][/code]

Agora vamos entender o codigo.

Exibindo na tela

Para exibir um conteudo na tela usamos o comando echo

Para exibirmos textos usamos as aspas, podem ser aspas duplas () ou aspas simples () a unica regra é, que deve se colocar no inicio, e no fim o mesmo tipo.

Para o servidor saber que aquela linha acabou usamos um delimitador, como na maioria das linguagens de programação usa-se o ponto e virgula (;), todas as linhas precisam ter o ; se não ele dará um erro.

Variáveis

Para criar uma variável, usa se o cifrão $(não é dolar, como diz um professor meu), o php tem a facilidade de não precisar declarar o tipo de variável, como string, inteiro, real, etc.

Um nome de variável válido se inicia com uma letra ou sublinhado, seguido de qualquer número de letras, algarismos ou sublinhados. Ou seja não pode começar com numeros.

O PHP é Case sensitive, ele diferencia letras minusculas de maisculas, ou seja $Texto é diferente de $texto;

Para atribuir um valor a variável usa-se o igual (=).

Para concatenarmos(exibir ambos usando o mesmo echo) variaveis e textos usamos o ponto(.), Ex: echo “texto” .$var1 .$var2;

Uma boa pratica é dar o nome da variavel, de acordo com o seu conteudo ou a sua funcionalidade.

Comentários

[code=”php”][/code]

Para comentar o seu codigo, algo fundamental em qualquer program, pode se usar duas barras (//) se houver somente 1 linha, para comentar em varias linhas usa se o barra asterisco(/*) que indica o começo do comentário, e o asterisco barra (*/) que indica o fim do comentário.

E por hoje é só pessoal.

Conclusão

Se você leu e fez tudo até aqui, você tem o php instalado, e sabe os comandos mais basicos do php.

Como lição de casa, execute o que foi mostrado aqui e saiba como exibir um conteudo na tela, pois isso é o item mais usado e basico.

Os proximos passos/leituras são:

Como fazer formulários em HTML/PHP – aqui eu ensino a como pegar os dados de um formulario.

Aprender as estruturas de controle, como if, while, for – esse irei fazer quando possivel

E aqui no site tem muito conteudo relacionado ao PHP e HTML de uma olhada nas categorias.

69 thoughts on “Tutorial Básico PHP (Aprenda PHP)

  1. Pingback: Ola, amigos | CURSOS.NET23

  2. Phillip

    Seu português é tão bom que me deu câncer ._.
    Tirando isso, um ótimo trabalho na explicação do PHP 😀
    Me ajudou muito.

  3. Lucas Silva S.

    Aqui funcionou perfeitamente, realmente ficou muito bom, obrigado.
    Não é SPAM, apenas estou mostrando uma nova ferramenta que talvez vocês possam usar para divulgar algo ou agregar um grupo com as mesmas idéias.
    Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer algo diferente para um novo fim.

    http://www.phaco.com.br/painel

  4. Pingback: Kit Básico para programação PHP « Tiago Gouvêa

  5. Pingback: TUTORIAL DE PHP | brunowebdesign

  6. Pingback: Basico do PHP Para Noobs | UploDown.TK

  7. Pingback: please click the following webpage

  8. Pingback: top website hosting company

  9. Pingback: please click the next website page

  10. Pingback: Find Out More

  11. Pingback: get nulled scripts

  12. Pingback: Maids365.com

  13. Pingback: us bank secured credit card

  14. Pingback: supplemental resources

  15. Pingback: 20/20SuccessStories