Instalando o Apache, PHP, Mysql no Windows

Instalando o Apache, PHP, Mysql no Windows

Hoje eu apanhei bastante para conseguir instalar o trio Apache, PHP, Mysql, por isso resolvi fazer um tutorial, para ajudar quem quiser instalar o php em seu PC para fazer testes ou aprender PHP.

Bem vale apena avisar que é um pouco complicado e demorado pra instalar esse trio, então se você quiser isso somente para testar alguns scripts ou fazer testes é mais facil usar sistemas prontos como o easyphp ou xampp, eu estava usando o xampp e ele é bem tranqüilo de se usar, mas como não estava funcionando o mod_rewrite resolvi instalar o php normalmente.

 1) Download

Para começar é preciso fazer o download do trio parada dura.

UPDATE: hoje 15/01/2009 eu precisei instalar o php, e usei as ultimas versões e funcionaram perfeitamente seguindo esse tutorial, com isso o primeiro link é o original e o segundo é a ultima versão, recomendo baixar a ultima versão

Apache: http://www.apache.org/dist/httpd/binaries/win32/

eu baixei o apache_2.2.6-win32-x86-no_ssl.msi  apache_2.2.11-win32-x86-no_ssl.msi

PHP: http://www.php.net/downloads.php

eu baixei o PHP 5.2.5-win32-installer.msi ou php-5.2.8-win32-installer.msi

MySQL: http://dev.mysql.com/downloads/mysql/5.0.html

eu baixei esse Mysql-5.0.45 ou Mysql-5.0.67

esses arquivos .msi vem com instalador

2) Instalando o Apache

2.1) Vamos começar a instalar pelo Apache se você baixou o que eu citei é só ir clicando em avançar, para ficar mais fácil instale na pasta C:\Apache2.2\. Somente na tela Server Information que deve ser digitado alguns itens, como a idéia é usar o php no seu computador preencha os itens; Network Domain:”localdomain”, Server Name: “localhost” e seu e-mail no último campo.

Apos terminar de instalar o apache, ele é configurado como um serviço do Windows, que pode ser acessado através do Executar services.msc e por isso a cada vez que é feito uma alteração no apache é preciso reinicia-lo, mas ele tem o apache monitor pra agilizar isso, ele fica no system tray(ali perto do relógio) .

2.2) Para testar se está funcionando digite no seu navegador http://127.0.0.1 ou http://localhost/ se estiver funcionando irá aparecer na tela It works!. As versões mais antigas do Apache exibiam outras informações, mas a 2.2 mostra só isso.

2.3) As páginas ficam por padrão na pasta “htdocs”, dentro da pasta onde o Apache foi instalado. No meu caso, é “C:\Apache2.2\htdocs”. Basta substituir o arquivo “index.html” pelo do seu site, e colocar suas páginas e sub pastas aí. Assim você poderá acessar as sub pastas da pasta “htdocs” digitando http://localhost/pasta, em qualquer navegador no pc local.

3) Instalando o PHP

3.1) Se você baixou o que eu usei, ele vem com o instalador então é só ir dando proximo. Para ficar mais facil a configuração instale ele na pasta C:\php5. Na instalação do PHP, ele pedirá o tipo de servidor usado. No caso, escolha Apache 2.2.x:

3.2) Então ele pede o local dos arquivos de configuração do Apache. Localize a pasta conf, dentro da pasta do Apache, senão a configuração não será automatizada (mas veremos também como fazê-la manualmente):

3.3) Em uma das telas irá aparecer a opção para selecionar o que será selecionado, na categoria “Extensions”, localize o item “MySQL”, clique no ícone de um disco ao lado dele, e clique na opção “Will be installed on local hard drive”:

 

3.4) Aproveite e selecione a opção GD2, caso queira trabalhar com imagens dinamicas no php.
Ao final da instalação o instalador do PHP pergunta se você quer que ele atualize os arquivos de configuração do Apache. Se quiser a configuração automática, confirme.(eu vi isso em tuto mas no meu não apareceu tal opção).

3.5) Se já tiver sido configurado o Apache no php para testar crie um arquivo teste.php e nele coloque:

<html><head><title>Informações do meu servidor</title></head>
<body>
<?php phpinfo(); ?>
</body></html>

Se estiver funcionando ele irá exibir um numero imenso de informações do php.

No caso de não ter aparecido a tela para configurar o Apache durante a instalação do php teremos que configura-lo manualmente.

4) Configurando o apache para reconhecer o PHP

4.1) Vá na pasta onde foi instalado o Apache e vá na pasta conf, abra o arquivo httpd.conf no final do arquivo(na ultima linha mesmo) e adicione:

PHPIniDir “C:\\php\\”
LoadModule php5_module “C:\\php\\php5apache2_2.dll

Importante: para instalações no windows é preciso usar “\\”  por padrão ele usa “/” (barra do linux)

A linha PHPIniDir define a pasta do PHP, onde ele foi instalado (onde esta o php.ini original).
A linha LoadModule… Carrega o módulo do PHP no Apache, que se chama “php5_module”, e está no arquivo “C:\php5\php5apache2_2.dll”.

Imagem do arquivo C:\Apache2.2\conf\httpd.conf

4.2) Para que ele abra automaticamente as paginas index.php procure a linha:

DirectoryIndex index.html

e adiciona depois do index.html os arquivos desejados como index.php index.shtml etc

Reinicie o apache para ele validar essa configuração.

Agora vamos fazer algumas edições no php por isso abra o arquivo php.ini que está na pasta do PHP, as alterações são opcionais mas são muito uteis.

4.3) Procure por short_open_tag e mude de Off para On, com isso serão aceitos os comandos<? … ?>

4.4) Procure por error_reporting e tire o ponto e virgula “;” da frente dele(para descomentar) e adicione na frente E_ALL & ~E_NOTICE & ~E_STRIC, com isso serão exibidos os erros e em que linha eles estão, sem isso se houver erro a pagina simplesmente ficará em branco.

Dica: através do Adicionar ou Remover programas no item do php tem o botão Alterar, ao clicar nele uma das opções é Change com ela é possível alterar a versão do tipo de servidor, e das extensões existentes, isso pode ser muito útil caso tenha errado ou esquecido de algo.

Nesse momento o php deve estar funcionando. Caso não esteja funcionando volte e revise os passos antes de continuar.

5) Instalando o MySQL

5.1) E mais uma vez é só ir dando avançar nas opções, eu recomendo que ele seja instalado na pasta “C:\Apache2.2\MySQL“. Num ponto ele pede a ativação de conexões TCP/IP, e permite escolher a porta onde ele ficará disponível, dando como padrão a 3306, deixe esse valor, e se for o caso, libere essa porta para aceitar conexões de entrada no seu firewall.

5.2) Mais algumas telas ele dará a opção de incluir o caminho do MySQL na variável de ambiente “Path” do Windows. É bom marcá-la, para que você possa chamar os executáveis do MySQL a partir de qualquer prompt, em qualquer pasta. Basta marcar a opção “Include Bin Directory in Windows PATH”:

5.3) Na próxima tela deve-se definir a senha de root, que é o administrador do MySQL. Se você mexe com PHP deve saber que para acessar um banco de dados é necessário fornecer um nome de usuário e senha válidos para aquele banco; você poderá usar o “root” e a senha definida aqui, ou outra conta. Justamente, para criar outras contas você precisará do root, e para alterar as configurações ou criar novos bancos de dados, também. Portanto, anote esta senha em um local seguro, se vc perder essa senha terá q desinstalar e instalar novamente o mysql.

Agora vem a última parte da configuração. Se algo der errado aqui, o MySQL poderá não funcionar corretamente. Apenas clique em “Execute. Se tudo ocorreu bem, você verá uma tela como essa.

5.4) Caso de alguem erro em Start Service volte duas telas e mude o Service name(imagem acima) para mysql5.

5.5) Se ele não conseguir obter acesso à porta definida na instalação (por padrão, a 3306), ele poderá exibir esta mensagem:

Clique em “Retry” quantas vezes forem necessárias, para tentar a configuração. Libere conexões de entrada na porta 3306, pelo seu firewall, se for o caso. Se clicar em “Skip” a configuração falhará, e você deverá executar o assistente de configuração novamente.

5.6) O mysql por padrão é acessado atravez do DOS usandos os comandos SQL, mas é possível usar uma interface gráfica, existem varias a mais comum é o phpmyadmin para usa-lo é só extrair os arquivos para a pasta htdocs do apache C:\Apache2.2\htdocs

Se vc quiser renomeie o arquivo config.sample.inc.php para config.inc.php abra o arquivo e digite a a senha do mysql em $cfg[‘blowfish_secret’] ele irá criptografar a sua senha, mas para testes locais isso não é importante.

Para acessa-lo é só ir no localhost e abrir pasta dele http://localhost/phpMyAdmin/ e digitar o usuário e senha criados no mysql

Pronto agora o trio parada-dura deve estar funcionando tomara.

No caso de não ter funcionado, quero avisar que para versões anteriores do arquivos usam configurações diferentes, essas versões estão bem mais fáceis de serem instaladas, mas se você não baixar os pacotes .msi a coisa muda totalmente.

Bem qualquer duvida pode perguntar que eu tento ajudar.

6) Problemas/Duvidas Comuns

D: Ao digitar  http://localhost/ ele somente aparece a mensagem It works!

R:  Isso é devido ao fato dele exibir automaticamente paginas com o nome index.php ou outros nomes configuradas(item 4.2) simplesmente delete o arquivo index.html da pasta htdocs.

D:  Ao criar algum arquivo .php ele não exibe nada, pagina em branco.

R: Isso quer dizer que o apache não foi configurado corretamente e não está enviado os comandos para o PHP interpretar . Normalmente o problema está na má configuração do apache, o item 4 é exclusivamente para isso, verifique todos os passos principalmente os locais dos arquivos caso vc tenha instalado em algum local diferente.

Por padrão ao instalar ele configura o PHPIniDir com o local em que foi instalado mas com as barras erradas,  usando a / sendo que no windows é preciso usar \\

D: Porque eu não posso dar dois cliques no arquivo .php para executar ele?

R: Não é possivel abrir diretamente um arquivo php, já que o php sozinho não consegue exibir um arquivo ele precisa de um servidor web, que no caso é o apache(existem outros) ou seja sem o servidor web o php não consegue fazer nada, por isso é preciso usar o localhost e colocar todos os arquivos na pasta htdocs.

D: Não há nenhum software ou executável para configurar o php ?

R: Não, todas as configurações dele são feitas atravez do php.ini com isso não há nada para ser executado ou no Menu Iniciar

D: Eu tenho que editar os arquivos php no bloco de notas?

R: Não, existem muitos softwares que podem ser usados para editar os arquivos, eu particurlamente recomendo o Notepad++ já que a unica coisa que ele faz é colorir os codigos, ou seja é bom para que vc memorize mais os codigos. Outros softwares comuns são Dreamweaver, Zend Studio, Eclipse, entre muitos outros, alguns deles oferecem função de auto completar um comando, debugger, entre outras coisas.

Há alguns comentarios com duvidas similares, já respondidos aqui, tente dar uma olhada para ver se não é o mesmo problema que o seu =D

113 thoughts on “Instalando o Apache, PHP, Mysql no Windows

  1. Pingback: centralhacks

  2. Pingback: nike pas cher livraison gratuite

  3. Pingback: mbti report

  4. Pingback: windows 7 loader

  5. Pingback: forex speedbit video accelerator serial

  6. Pingback: Bathmate Xtreme Review

  7. Pingback: nike air max pas cher junior

  8. Pingback: xe hieu audi

  9. Pingback: xe ôto6

  10. Pingback: xe ford giai phong

  11. Pingback: how to treat bloatedness

  12. Pingback: acai berry

  13. Pingback: Tutorial Básico PHP (Aprenda PHP) | Fábio Alegria